sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A Família:
Segundo os estudos efectuados pelos técnicos de saúde mental, reflectido nos relatórios da OMS, a família é um dos principais factores de risco, pois é o meio onde o adolescente se desenvolve, e quando o meio familiar se encontra em desequilíbrio, o adolescente tende também para o desequilíbrio, sendo mais difícil ainda enfrentar as mudanças do seu desenvolvimento.
Vários problemas podem estar subjacentes à família, tais como:
·       Conflitos parentais e conjugais;
·       Abuso físico/psicológico;
·       Violência Doméstica;
·       Alcoolismo de um dos pais;
·       Dificuldade ou falta de comunicação;
·       Rejeição do Adolescente;
·       Dificuldade em negociar ou aceitar as suas obrigações e direitos;
·       Falta de apoio dos parentes;
·       Dificuldades Económicas.




A sociedade:
·       A integração num grupo e aceitação pelos pares, as tentativas de sucesso são uma das causas dos sentimentos negativos dos adolescentes. Os fracassos nesta área são uma causa frequente de depressão e angústia.
·       O papel de “pequeno adulto” que os pais, os professores e o meio que os envolve exige que se responsabilizem pelos seus actos e que tomem decisões difíceis que muitas vezes ainda não estão preparados para ter.


Factores Físico/Psicológicos:
·       Os adolescentes sofrem uma alteração do seu “eu”, devido às mudanças corporais, e quando o seu corpo se altera o adolescente perde o referencial que possuía, sentindo-se desorganizado, desajeitado, pouco atraente.
·       O adolescente ao sentir-se desinteressante apresenta logo uma baixa auto-estima, experimentando alterações no apetite e no sono, culpabilizando-se da sua má aparência. A baixa auto-estima faz com que se veja a si mesmo como sem valor, feio, desinteressante e cheio de falhas pessoais.
·       Os sentimentos angustiantes e depressivos levam, invariavelmente, a prejuízo na saúde, na escola, no relacionamento familiar e social.
·       A nível sexual, o adolescente sente-se pressionado em definir a sua identidade sexual para poder estabelecer uma relação com outro, o que faz com que se sinta ainda mais ansioso.





Factores Emocionais/Afectivos:
·       Para o adolescente o lado emocional é muito impetuoso (agir sem pensar), onde tudo está revolto:
o    O corpo;
o   As relações e as exigências sobre ele.

·       A Adolescência é o período onde surge o descobrimento das relações amorosas, sendo por vezes tão fortes que o adolescente não consegue suportar a sua perda. A sua dor é tão intensa que tem a impressão que nunca mais recuperará e voltará a ser feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário