Os métodos de suicídio são extremamente variados, o método escolhido por um indivíduo para se suicidar é, frequentemente, determinado pela disponibilidade e por factores culturais. Assim, por exemplo, o acesso muito mais fácil aos pesticidas agrícolas nas áreas rurais, torna muito mais frequentes as intoxicações letais nesse meio. Já o cruzamento das áreas urbanas por estradas de grande movimento, bem como por caminhos de rede ferroviária, torna mais frequente de ocorrência de suicídios por exposição ao atropelamento nas cidades. Algo análogo ocorre com a existência de prédios e viadutos, o que facilita, nas áreas urbanas, as condutas autodestrutivas por precipitação, o que seria bem mais raro, nas áreas rurais.
Nas tentativas de suicídio, os métodos utilizados variam de relativamente não-violentos (como envenenamento, overdose ou inalação de gazes do escape de um carro) até métodos violentos (como o atropelamento ou a mutilação).
O método escolhido também pode reflectir a seriedade da tentativa, uma vez que alguns métodos (ex. saltar de um edifício alto) tornam praticamente impossível a sobrevivência, enquanto que outros (ex. dose excessiva de um medicamento) possibilitam uma tentativa de resgate. No entanto, a utilização de um método que revela não ser fatal não indica necessariamente que a intenção do indivíduo era menos séria.
Figura 1 – Jovem “à beira do abismo”.
Quando o desejo é apenas de chamar a atenção ou pedir auxílio, os métodos violentos são pouco utilizados, sendo o envenenamento com fármacos e a auto-mutilação utilizados em maior escala, na maior parte dos casos o suicida assegura-se de que alguém correrá em seu auxílio.
Em aproximadamente 20% dos suicídios são utilizados dois ou mais métodos ou uma combinação de medicamentos, o que aumenta o risco de morte.
O enforcamento é o método de suicídio mais utilizado em 16 países europeus, incluindo Portugal, representando quase metade do total de casos, ainda que a sua utilização seja mais acentuada no sexo masculino. A sobredosagem de medicamentos também tem uma elevada taxa de utilização devido à livre circulação dos medicamentos e ao seu fácil acesso. Nos Estados Unidos a utilização de armas de fogo é o método mais popular.
Sem comentários:
Enviar um comentário