Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se toma a decisão de acabar com a própria vida de um momento para o outro. Quando alguém decide tomar tal decisão já pensou bastante sobre o assunto, ponderou as suas soluções e, perante as saídas que vê para os seus problemas, decide tomar a decisão mais radical que se pode tomar: pôr término à vida.
Perante o facto de o suicídio ser uma das maiores causas de morte dos adolescentes em Portugal é importante esclarecer as pessoas sobre mitos e factos do que realmente o suicídio envolve. Este esclarecimento é também importante a nível de evitar que o número de suicídios aumente pois se as pessoas souberem reconhecer um comportamento suicida ou se souberem que existe alguém que os pode ajudar num momento difícil podem-se evitar muitas mortes.
O acto do suicídio está muitas vezes envolto em mistérios, suposições e juízos que, na maior parte das vezes, são errados e se devem ao desconhecimento das verdadeiras razões ou causas que tornam alguém mais vulnerável à ideia do suicídio.
As opiniões divergem, é um assunto extremamente polémico, e por isso no decorrer do nosso trabalho tentaremos esclarecer a ideia do suicídio, de modo a informar o maior número possível de pessoas e prestar auxílio, caso seja necessário. Este é um assunto da maior importância para a população em geral e por isso, através de objectivos que nos propomos atingir tentaremos combater as atitudes ignorantes e preconceituosas alertando a população para este problema.
“Quando o Homem quiser aprender a viver o suicídio, suicida-se!”
(Gia Carneiro Chaves)
Sem comentários:
Enviar um comentário