sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Os homens tendem a usar métodos mais violentos como saltar de lugares elevados e o uso de armas de fogo. As mulheres tendem a usar medicamentos, venenos e ferimentos (cortar os pulsos), o que explica o facto de as tentativas de suicídios dos homens serem mais bem sucedidas.
A última opção das mulheres é, geralmente, as armas de fogo, enquanto nos homens o afogamento é a menos comum.
Actualmente foram escritos vários livros cujo conteúdo aborda os vários métodos de suicídio, muitas vezes considerando o grau de dor, de eficácia, de facilidade em obter os objectos necessários ao acto… Wataru Tsurumi escreveu “O Manual Completo de Suicídio”, tendo vendido milhões de exemplares. No seu livro ele considera 11 categorias: overdose, enforcamento, corte do pulso e carótida, auto-defenestração, colisão de carro, envenenamento por gás, choque eléctrico, afogamento, auto-imolação, congelamento, outros. Este livro avalia cada método em termos da dor que ele causa, a preparação necessária, a aparência do corpo após a morte e sua letalidade. Este género de livros é considerado por alguns como propulsor ao suicídio, sendo muitas vezes proibidos pelos governos ou entidades com autoridade para tal.
Pensa-se que existem cerca de seis milhões de maneiras para por termo à vida, muitas delas são bastante ineficazes ou exigem a utilização de instrumentos de dificílimo acesso.





Causas do Suicídio na adolescência

A tentativa de suicídio na adolescência mostra uma presença de um mal-estar importante, mostrando um “grito de dor” (desespero) e muitas vezes como um pedido de ajuda da parte do adolescente.
As causas do suicídio dos adolescentes não cabem num item simples e directo, têm razões diferentes mas, estudos vários chegam à conclusão de que a maioria vem da inadaptação, dificuldades em encaixar e aceitar as novas mudanças, de deixar de ser criança para ser adulto. O adolescente sente que a segurança da infância foi abandonada e que tem de passar a lutar pelo seu lugar no mundo. É um acumular dos problemas vividos no passado e dos problemas vividos no presente.
A adolescência é um período de intensas mudanças que embora normais, fazem com que o jovem experimente grandes níveis de angústia, ansiedade, solidão. 
Por norma os adolescentes suicidas, tem como objectivo mudar de vida e não por fim à mesma.
A adolescência é um dos períodos mais propícios ao comportamento suicida. Devido a ser um período de mudança em todos os níveis familiares, sociais, físicos/psicológicos e emocionais/afectivos, sendo estes as grandes causas do suicídio.
Figura 3 – Desespero.

Sem comentários:

Enviar um comentário